Blog

admin | 07/01/2020 | 0 Comentários

Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

É, sem dúvida, em agosto, na incomparável e magnífica Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que a tradição vianense atinge o seu maior expoente.

A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa. A etnografia tem o seu espaço nos desfiles do Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se pode admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam peitos repletos de autênticas obras de arte em ouro. A festa continua…tocam as concertinas e os bombos, dançam as lavradeiras…

A grandiosa serenata de fogo de artifício ilumina toda a cidade, começando pela ponte de Gustave Eiffel, passando pelo Castelo de Santiago da Barra, até ao Templo – Monumento de Santa Luzia…É um abraço dos Vianenses a todos que nos visitam no mês de agosto.

Uma festa secular que não pára de crescer

As origens da Romaria d’Agonia remontam a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV. Nesse local foi construída, em 1674, a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro. A devoção surgiu em 1751, quando a imagem da santa entrou na capela, o que fez aumentar de forma considerável o número de promessas e ofertas, mantendo-se até aos dias de hoje como padroeira dos pescadores.

A igreja dedicada à santa começou a ser construída em 1774 e, nove anos mais tarde, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu licença para que todos os anos pudesse ser celebrada naquele local, a 20 de agosto, uma missa solene, dia que, ainda hoje, é feriado municipal.

Nos moldes próximos dos atuais, a festa surgiu em 1823 e o primeiro desfile do traje surgiu em 1906. Dois anos depois o programa incluiu, pela primeira vez, a parada agrícola, antecessora do atual cortejo histórico-etnográfico. Em 1968 realizou-se a primeira Procissão ao Mar, outro dos números mais emblemáticos, com dezenas e dezenas de embarcações de pesca a levarem a imagem da padroeira ao mar e ao rio. Também a Feira Franca da festa é bem antiga, celebrando, nesta edição, os 250 anos de existência.

A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.

A VianaFestas, associação promotora das festas da cidade, integra a Câmara Municipal, a Comissão Regional de Turismo, a Associação Empresarial e a Associação de Grupos Folclóricos, organiza a Romaria da Senhora d’Agonia e ainda o Festival de Folclore Internacional Alto Minho e muitos outros eventos integrados no programa de animação cultural e turística da cidade.

Contactos:

VianaFestas
Av. Cabo Verde – lote 18
Parque Empresarial da Praia Norte
4900-350 Viana do Castelo
Tel. 258 809 394
Email: vianafestas@vianafestas.com

Programa da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2024 [ver website]

Consulte o site oficial da Romaria d’Agonia [ver website]

Romaria n’ Algibeira – A App das Festas d’ Agonia [ver website]

Site Viana Festas [ver website]

Facebook [ver website]

https://www.cm-viana-castelo.pt/visitar/turismo-e-lazer/festas-e-romarias

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.